Quando surgiu o Futsal?

O futsal tem duas versões sobre o seu surgimento. Uma delas diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para que pudessem praticar o esporte, então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo foi definido o número de cinco jogadores para cada equipe.

As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saíam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".

A outra versão é de que o Futebol de Salão teria sido inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".

Como ele é praticado no Clube MESC ?

O Futsal será praticado em dois âmbitos:

- Formativo

Nessa etapa, a Escola de Futsal será o primeiro passo para o desenvolvimento do Futsal no clube, atendendo meninos e meninas dos 8 anos aos 17 anos, divididos em suas respectivas categorias.

As aulas terão a finalidade de desenvolver os aspectos técnicos individuais e táticos da modalidade, de forma lúdica e divertida.

- Treinamento

Aqui, as crianças e adolescentes de grande destaque e desenvolvimento técnico e tático irão compor as Equipes de Competição do Clube, com participação em eventos Interclubes e da Federação Paulista de Futebol de Salão.